quarta-feira, 8 de maio de 2013




Texto escrito e apresentado pela professora Ivone na abertura do projeto “A caminho da leitura”.

Uma bruxa na escola

            - Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah!
- Não tem nada de leitura, de chatice de livro. O bom mesmo é  rancar  as capas dos livros.  Ah! Ah! Ah! Ah! Ah!  Que escrever que nada, o divertido é escrever nas paredes e carteiras, não é mesmo?
            - OOOOOO quê? Você não acha isso divertido? Então você é uma criança sem sal, uma aguada,  desmiolada.  Ah, eca,  eu tenho nojo de criança estudiosa e educada.
- Bemmmmmm! Mas vamos mudar de assunto.
-Não!
            -Sabem o que eu estou fazendo aqui? Não? Não? Não?  É que hoje é a abertura deste tal projeto de leitura. Então, como sou uma excelente cozinheira, eu fui convidada para fazer um lanche pra vocês. Serão servidos dois pratos especiais. Um para as crianças que não gostam de ler e  outro para as crianças que gostam de ler.
             -Levantem a mão, as crianças, minhas amigas que não gostam de ler. Ótimo, sempre tem alguém... Então, vamos preparar a receita pra vocês que, como eu, detestam ler. Eu amo essas crianças, porque  um dia elas vão ser como eu ..... Ah, ah, inteligentes, queridas, perfeitas, como eu, como eu ....   Vamos lá... O prato para quem não gosta de ler tem a seguinte receita, prestem atenção que vocês podem fazer em casa:
- Frite bem três dentes de morcego na banha de carne de onça.
            - Quebre 3 ovos podres e misture,  misture, misture,  até virar uma baba. Um que delícia, aquele perebinha já está babando....
            - Ahhhh...  E o ingrediente principal:  10 minhocas bem gordas e suculentas.
            -Ahhh... Se quiser, quando não estiver muito caro, jogue perna de aranha moída para dar aquele sabor.
            - Misture tudo com três chicletes mastigados, chupados, babados que você guarda embaixo da sua carteira. Todo mundo guarda um chiclete pra chupar depois, não é mesmo? Pronto, crianças que não gostam de ler, este prato delicioso será para vocês.  Muito bom, muito bom, é um prato irrecusável.
            -Pois é,  agora para as nojentinhas que gostam de ler.... que sem graceira, que chatice, eu tenho horror a criança que gosta de ler.  Essas crianças eu quero bem longe de mim. Criança estudiosa eu não convido pra tomar  caldo de chulé com inhaca de sovaco na minha casa.   De jeito nenhum...
            -Então, para as crianças que gostam de ler, me pediram pra fazer lasanha, batata frita e galinha assada. E de sobremesa pudim... Ah, que sem graça, que comida horrorosa  ... Quer saber eu não vou fazer esse prato não.  Aqui tem criança que gosta de ler?     
            - Temm ...  Euuuu...
-E agora? Eu não trouxe os ingredientes da lasanha, nem tenho frango e batata frita. Vocês tem certeza que aqui tem criança que gosta de ler?
- Sim...
-Sim? E, danou-se, babou-se, melecou-se... vou ser demitida como cozinheira. Não conta pra ninguém que eu estive aqui, tudo bem? Digam que eu mandei uma mensagem falando que minha vassoura está sem gasolina e não deu pra vir.  Tchauuuuuu..... fui...









Nenhum comentário:

Postar um comentário